Confira a história dos últimos envios de amostras de células que estavam armazenadas na CordVida para tratamento dessas famílias:

14/03/2024

Uso de célula-tronco do cordão umbilical trouxe a cura para criança com Talassemia

realizado no Hospital 9 de Julho
– São Paulo, Brasil.

CordVida liberando amostras para tratamento

A talassemia é um tipo de anemia hereditária, transmitida de pais para filhos, que faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas hemoglobinopatias.

Estima-se hoje a incidência de hemoglobinopatias em 3,7% da população brasileira.

Ícone - Tratamento

Tratamento

Ocorre pelo transplante de medula óssea de um doador saudável e compatível. Dessa forma, uma nova medula substitui a do paciente com talassemia. As células-tronco hematopoéticas saudáveis utilizadas para este tipo de transplante podem ser provenientes da medula óssea, do sangue de cordão umbilical ou sangue periférico de um doador.

08/04/2022

Tratamento para Anemia Falciforme – Envio de células-tronco de irmão para irmã

realizado no Hospital Samaritano
– São Paulo, Brasil.

CordVida liberando amostras para tratamento

A anemia falciforme é uma doença de caráter genético autossômico recessivo. Os eritrócitos cujo conteúdo predominante é a hemoglobina S assumem, em condições de hipóxia, forma semelhante a de uma foice – daí o nome falciforme. Os glóbulos vermelhos em forma de foice não circulam adequadamente na microcirculação, resultando tanto em obstrução do fluxo sanguíneo capilar como em sua própria destruição precoce. Este mecanismo fisiopatológico acarreta graves manifestações clínicas, com maior frequência após os 3 meses de idade.

Ícone - Tratamento

Tratamento

Hoje, é comprovado que o único tratamento curativo para pacientes com doença falciforme é o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas.

01/02/2020

Transplante aparentado em uma menina de 7 anos com anemia falciforme,

realizado no Hospital Nove de Julho
– São Paulo, Brasil.

Funcionários da CordVida escolhendo a amostra para liberação

A anemia falciforme é uma doença de caráter genético autossômico recessivo. Os eritrócitos cujo conteúdo predominante é a hemoglobina S assumem, em condições de hipóxia, forma semelhante a de uma foice – daí o nome falciforme. Os glóbulos vermelhos em forma de foice não circulam adequadamente na microcirculação, resultando tanto em obstrução do fluxo sanguíneo capilar como em sua própria destruição precoce. Este mecanismo fisiopatológico acarreta graves manifestações clínicas, com maior frequência após os 3 meses de idade. Durante os 6 primeiros meses de vida esses indivíduos são geralmente assintomáticos devido aos altos níveis de hemoglobina F. A porcentagem de mortalidade entre crianças menores de 5 anos com anemia falciforme é de cerca de 25 a 30%, e a maioria das mortes neste grupo é secundária a infecções fatais, sequestro esplênico ou crises aplásticas.

Ícone - Tratamento

Tratamento

Hoje, é comprovado que o único tratamento curativo para pacientes com doença falciforme é o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas.

22/01/2020

1ª amostra para infusão aparentada em um menino de 4 anos, com paralisia cerebral,

realizado na Duke University
– Carolina do Norte, EUA.

Funcionária da CordVida transportando o tanque com as amostras

A paralisia cerebral (PC) é a principal causa de incapacidade na infância, sendo considerada um conjunto de desordens não progressivas do desenvolvimento neurológico comumente presente no início da primeira infância e persistindo até a idade adulta. As causas da PC são diversas, incluindo genética, congênita, metabólica, inflamatória, infecciosa e etiologias traumáticas, podendo ocorrer nos períodos pré-natal, perinatal ou pós-natal.

Ensaio clínico da Duke University (Carolina do Norte, EUA)

Com a segurança e viabilidade já comprovadas na Fase I, este ensaio clínico se encontra atualmente na Fase II de confirmação de eficácia, já tendo relatado resultados preliminares animadores. Procura-se confirmar a ação de populações celulares de monócitos e derivados contidos no sangue de cordão, atuando na modulação do processo inflamatório neurológico e na promoção da remielinização do cérebro pós-injúria. Este é um estudo de extrema relevância, pois abre a perspectiva de uso alogênico aparentado para o tratamento de outros problemas neurológicos ainda mais prevalentes como o AVC isquêmico.

13/12/2019

Transplante autólogo em uma menina de 4 anos com neuroblastoma metastático,

realizado no Hospital Niño Jesus
– Madri, Espanha.

Funcionárias da CordVida transportando o tanque com as amostras

O neuroblastoma é o tumor sólido extracranial de maior prevalência nos pacientes pediátricos, sendo a 3a neoplasia mais comum na infância, e representando cerca de 15% de todas as mortes por câncer nessa população. Esta patologia apresenta um amplo espectro clínico, dada sua origem na crista neural, podendo se apresentar em qualquer parte dos gânglios simpáticos ou na medula da suprarrenal.

Ícone - Tratamento

Tratamento

Pode variar de cirurgia excisional até quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas. O prognóstico relaciona-se com a idade, estadiamento no momento do diagnóstico, determinadas características histológicas e alterações genéticas do tumor.

10/04/2014

Emoção na CordVida: Liberamos células-tronco para o tratamento de uma criança com leucemia!

realizado no GRAACC
– São Paulo, Brasil.

CordVida liberando amostras para tratamento

Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e geralmente a origem é desconhecida.

Ícone - Tratamento

Tratamento

O tratamento de Leucemia envolve normalmente quimioterapia e pode envolver radiação ou transplante da medula. 

O transplante de medula é uma opção para substituir a medula óssea doente com células-tronco hematopoéticas saudáveis, de outra pessoa que não tenha a doença e que seja compatível com o paciente. 

No Brasil, cerca de 8.500 casos infantojuvenis são diagnosticados todo ano. Isso representa por volta de 30% do total de cânceres na faixa etária de 0 a 19 anos.

Ícone - Conclusão

As células enviadas pela CordVida chegaram nos centros transplantadores com a integridade totalmente preservada e prontas para a utilização nos tratamentos.