Aplicação endovenosa de células mesenquimais alogênicas do tecido adiposo como tratamento em descolamento da placenta

OBJETIVO

O objetivo desse estudo é apresentar a evolução clínica de uma paciente com descolamento prematuro de placenta com tratamento conservador e transplante de células troncas mesenquimais.

Imagem de ultrassom
Médico analisando exames
Exame de ultrassom
Grávida realizando exame de ultrassom

PACIENTE

A paciente, mulher de 40 anos de idade com 25 semanas de gravidez apresenta urgência com sangramento transvaginal vermelho intenso e pelo ultrassom se detecta o hematoma retro placentário e inserção anormal da placenta.

TRATAMENTO

Foram aplicadas nas semanas seguintes 03 infusões de células mesenquiais intravenosa por dia, observando uma diminuição tanto no volume do hematoma como no sangramento.

Equipamento medidor de batimentos cardíacos
Ilustração de células
Médico examinando grávida

28ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Finalmente, na 28º semana depois da terceira infusão de células mesenquiais, se confirma o reparo do descolamento da placenta, sem novos sangramentos nem presença de hematomas.

30ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Na 30º semana, a paciente deu a luz a uma bebê totalmente saudável, depois de apresentar atividades uterinas com sangramento.

Mão da mãe segurando a mão do bebê
Enfermeira segurando bebê

Em conclusão, este caso mostra a evolução de uma paciente que apresentava descolamento de placenta sendo tratada com 03 infusões de células mesenquiais.

Os autores propõem o desenvolvimento de um protocolo que ajude a entender os efeitos que podem ter essas células no tratamento desta complicação durante a gravidez.

Guardar as células do cordão umbilical é uma esperança de vida!

Logo CordVida

Artigo original:

Global Research in Gynecology and Obstetrics (2020)

Autores: Luján Irastorza Jesús Estuardo, Durand Montaño Carlos, Hernández Ramos Roberto, Ávila Pérez Felipe de Jesús, Guererro Vargas José Juan, Ávila Rebollar Daniela, Kava Braverman Alejandro, Pariente Fernández Maruxa, Paredes Nuñez Maria Angélica e Vargas Hernández Victor Manuel.