Começa agora uma nova fase da terapia celular!
A FDA (agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) aprovou uma terapia chamada Omisirge (anteriormente Omidubicel e NiCord®), da empresa Gamida Cell, que permite a multiplicação em até 34 vezes das células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical (expansão de células CD34).
O que é a terapia Omisirge?
Trata-se de uma terapia realizada com células-tronco hematopoética (célula-tronco do sistema sanguíneo) derivada do sangue do cordão umbilical que tem como objetivo a redução do tempo de recuperação de neutrófi los e da incidência de infecção pós-transplante de medula óssea. É indicada para adultos e crianças maiores de 12 anos com doenças hematológicas malignas que apresentem recomendação médica de transplante de medula óssea.
Como funciona?
Um tipo de célula presente no sangue do cordão umbilical (CD133+) é separado em uma bolsa à parte para cultivo com nicotinamida, uma forma de vitamina B3 que retarda a diferenciação celular e aumenta a capacidade de enxertia da célula-tronco do sangue do cordão. Em seguida, esta bolsa manipulada é infundida no paciente em conjunto com a outra bolsa contendo a fração não manipulada do sangue do cordão umbilical.
Eficácia e segurança
A eficácia e a segurança do tratamento foram confirmadas por um estudo randomizado multicêntrico comparando o transplante de Omisirge ao transplante de sangue de cordão umbilical convencional (não manipulado) em 125 indivíduos, com idades entre 12 e 65 anos, com cânceres hematológicos. Inclusive, a Fase III deste ensaio clínico contou com um braço brasileiro conduzido pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Resultados
Recuperação de neutrófilos | Infecções bacterianas ou fúngicas (100 dias após transplante) | |
---|---|---|
Terapia Omisirge | 87% dos indivíduos obtiveram recuperação em 12 dias | Ocorreram em 39% dos indivíduos |
Transplante de sangue do cordão umbilical | 83% obtiveram recuperação em 22 dias | Ocorreram em 60% dos indivíduos |
Por que isso é importante para as famílias?
A aprovação desta terapia traz diversas vantagens para as famílias que precisarem de transplante de medula com sangue de cordão umbilical:
Uma amostra de sangue de cordão submetida à terapia Omisirge, passa a ter todas as qualidades que só se conseguia com uma amostra de célula-tronco da medula de um adulto (alta celularidade e rápida enxertia), sem perder as qualidades do sangue do cordão (tolerância imunológica e menor risco de complicações pós-transplante).
Amostras de cordões umbilicais, que antes seriam consideradas de baixa contagem celular para um transplante, têm aumentada a possibilidade do seu uso para tratamentos tanto em crianças como em adultos, podendo, inclusive, utilizar uma amostra para tratar mais de um paciente.
Aumenta o acesso ao transplante de células-tronco para pacientes de origens raciais ou etnicamente diversas que lutam para encontrar um doador totalmente compatível.
Esse é um passo histórico para todas as famílias que armazenaram ou pretendem armazenar o sangue do cordão umbilical dos seus filhos.
Sem dúvida um grande avanço na área de terapia celular.