CordVida envia uma amostra de células-tronco que estava armazenada em nosso laboratório para tratar talassemia

A talassemia é um tipo de anemia hereditária, transmitida de pais para filhos, que faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas hemoglobinopatias.

Estima-se hoje a incidência de hemoglobinopatias em 3,7% da população brasileira.

Cada hemoglobina normal é formada por dois tipos de cadeias de proteínas (alfa e beta) e a talassemia é caracterizada por um defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina. Dependendo do tipo de cadeia de proteína acometida, temos a talassemia alfa ou beta.

Infográfico sobre Talassemia.
Ilustração de hemoglobinas.

A talassemia beta é o tipo mais comum no Brasil e no mundo e pode se manifestar de três formas: talassemia major, talassemia intermedia ou talassemia minor, sendo a major a de maior incidência.

O tratamento inicial da talassemia major envolve transfusões sanguíneas a cada 3-4 semanas para manter o número de glóbulos vermelhos do sangue próximo ao normal. Essas transfusões levam a um acúmulo de ferro no organismo e podem causar danos ao coração, fígado e outros órgãos.


Imagem de recém-nascido.

A cura da Talassemia


Ilustração representando um bebê e sua irmã.
Logo CordVida

No início de 2024, enviamos mais uma amostra de sangue de cordão umbilical de um bebê para tratar sua irmã de 4 anos que sofre com talassemia beta major.

O sangue do cordão umbilical do bebê foi coletado em abril de 2023 e as células estavam armazenadas em nosso laboratório desde então.

Agora, as células do bebê foram usadas para um transplante de medula óssea combinado (sangue de cordão umbilical + medula óssea) para tratar sua irmã.

O transplante foi realizado com sucesso no hospital 9 de Julho em São Paulo.

Funcionárias da CordVida carregando amostra para tratamento.
Ícone - Conclusão

Conclusões

Referências bibliográficas: