A American Association of Blood Banks (AABB) é o principal órgão certificador do setor de bancos de sangue e de tecidos em todo o mundo. Sua certificação é específica para esse setor e é seguida pelos principais bancos internacionais, garantindo seu reconhecimento em nível global.
A certificação AABB estabelece um alto padrão de atendimento a clientes, pacientes e doadores em terapias celulares, transplantes e exames. Ela aborda a qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes.
Existem outras certificações usadas para serviços de saúde em geral, que não necessariamente garantem os padrões de qualidade internacionais específicos para o processamento e armazenamento de células-tronco.
Para os bancos de armazenamento de células-tronco, são auditadas as atividades relacionadas às células progenitoras hematopoiéticas, sangue de cordão umbilical e placentário, e a proficiência em imuno-hematologia. Por este motivo, é reconhecido internacionalmente que a certificação AABB é um selo de qualidade que assegura a qualidade da amostra armazenada.
As principais características do programa de acreditação da AABB são:
Qualidade da equipe
O técnico que processará as células está adequadamente treinado a manipulá-las.
Insumos e equipamentos
Apenas insumos de qualidade internacional, não experimentais, e certificados para uso em humanos serão utilizados.
Qualidade das amostras
Mais de 450 processos, protocolos, sistemas de segurança e planos de contingência são auditados.
Mas, afinal, quais os ganhos para o paciente em ter uma amostra com certificação da AABB?
É uma garantia para os pais de que os procedimentos utilizados na coleta, processamento e armazenamento da amostra obedecem aos padrões mundialmente consagrados de segurança e qualidade.
Amostras vindas de um banco de células-tronco certificado pela AABB é o padrão aprovado pelos principais centros transplantadores do Brasil e do mundo.
A CordVida foi o primeiro banco de sangue de cordão privado no Brasil certificado pela AABB e, em março de 2024, obtivemos a 9ª acreditação consecutiva. Isso reflete o quanto para nós é importante entregar às famílias o que há de melhor em armazenamento de células-tronco.
De acordo com o último relatório oficial da Anvisa, metade das amostras utilizadas por bancos privados para tratamentos foram enviadas pela CordVida para centros de referência no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Conheça nossa nova página no Instagram, a @cordvida.medicos e saiba mais sobre terapia celular.